Capelania Federal do Brasil
Seja um Capelão e Marque sua Geração!
Curso de Capelania: Dia: 19 AGO 2017 (sábado), às 08:00hs - Local - Rua Acre, 55 Sala 201 - Centro - Rio - RJ - Confirme sua Inscrição. Tel (21) 2290-0147 ou 2253-7266 ou e-mail: contato@cafeb.com.br
Seja um Capelão e Marque a sua Geração!
 
   Casa      Sobre nós
Capelão

Capelão é um ministro religioso devidamente preparado, autorizado a prestar assistência religiosa e a realizar cultos religiosos, e etc.
 
Parceiros CAFEB
A Capelania Federal do Brasil (CAFEB) é uma instituição sem fins lucrativos que presta assistência espiritual e humanitária aos enfermos, com ênfase no amparo social aos familiares e se necessário também aos profissionais da saúde, sem distinção de raça ou credo, este é o nosso objetivo principal.
 
FINALIDADE:
A CAFEB tem por finalidade promover os deveres e defender os direitos do Profissional da Capelania, dos Capelães nela inscritos e:
I - defender a sociedade, zelando pela qualidade dos serviços profissionais oferecidos;

II - exercer função normativa, baixar atos necessários à interpretação e execução do disposto neste estatuto;
III - deliberar sobre o exercício profissional, adotando providências indispensáveis à realização dos objetivos institucionais;
IV - supervisionar a fiscalização do exercício profissional em todo o Território Nacional;
V - estimular a exação no exercício profissional, zelando pelo prestígio e bom nome dos que a exercem;
VI - estimular, apoiar e promover o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de Profissionais da Capelania inscritos e registrados nas Capelanias Estaduais e Seções;
VII - deliberar sobre as pessoas jurídicas prestadoras de serviços nas áreas das atividades de capelania, culturais e similares.

width="180"

Nossos objetivos específicos regem as seguintes atividades:

  • Prestar assistência espiritual, esperança e conforto levado pela Palavra de Deus;
  • Levar a mensagem do Evangelho do Senhor Jesus Cristo, o único e suficiente Salvador, sempre respeitando o interesse do paciente ou acompanhante;
  • Promover amparo social e religioso aos  pacientes  e seus familiares;
  • Promover o desenvolvimento de atividades complementares aos internos e familiares após a alta médica ou óbito, e no último caso, estar à disposição para acompanhar o velório.

Presidente da CAFEB

A Mulher Capelã
Queremos destacar o papel da mulher capelã em meio a sociedade moderna, num contexto sócio cultural, visando uma assistência religiosa prestada por ministros religiosos com a garantida da lei em entidades civis e militares de internação coletiva como dispositivo previsto na Constituição Brasileira de 1988 (CF art. 5º, VII).
Capelania não é um atividade restrita aos homens, tendo em vista que o papel da mulher nesta sociedade cada vez mais exige um posicionamento da mulher na busca de igualdade em ações de cidadania.
Capelania Militar Evangélica
O primeiro pastor protestante a servir os militares brasileiros foi o alemão Luterano Friedrich Christian Klingelhöffer, fundador da Igreja Evangélica Alemã do Campo Bom, Rio Grande do Sul, em 1828. Dez anos depois Klingelhoeffer morreu atuando em uma batalha na Revolução Farroupilha. A Capelania Militar Evangélica foi organizada pela extinta Confederação Evangélica do Brasil em conjunto com o governo Brasileiro, para assistir os militares protestantes.
O primeiro capelão evangélico do Brasil foi o pastor batista João Filson Soren (1908-2002), atuando na Segunda Guerra Mundial, servindo a Força Expedicionária Brasileira (FEB) entre 1944 e 1945 recebendo mais de dez condecorações militares, inclusive a Cruz de Combate de 1ª Classe, a mais alta honraria do Exército.