Capelania Federal do Brasil
Seja um Capelão e Marque sua Geração!
Curso de Capelania: Dia: 19 AGO 2017 (sábado), às 08:00hs - Local - Rua Acre, 55 Sala 201 - Centro - Rio - RJ - Confirme sua Inscrição. Tel (21) 2290-0147 ou 2253-7266 ou e-mail: contato@cafeb.com.br
Seja um Capelão e Marque a sua Geração!
 
   Casa      Direitos/Deveres
Capelão

Capelão é um ministro religioso devidamente preparado, autorizado a prestar assistência religiosa e a realizar cultos religiosos, e etc.
 
Parceiros CAFEB

Direitos e Deveres

São Direitos do Associado:

    São direitos dos associados quites com suas obrigações sociais:

    I – votar e ser votado para os cargos eletivos;

    II – tomar parte nas assembléias gerais;

    III – exercer o direito de ampla defesa

    e contraditório em qualquer situação, inclusive disciplinar.

    Parágrafo único. Os associados beneméritos, honorários, contribuintes coletivos e contribuintes universitários não terão direito a voto e nem poderão ser votados.

A Capelania Federal do Brasil:

  • é uma instituição de direito privado, com personalidade jurídica e autonomia administrativa, financeira e patrimonial, organizada de forma centralizada, é uma associação, com fins não econômicos, que terá duração por tempo indeterminado, com sede provisória no Município de Rio de Janeiro, Estado de Rio de Janeiro.
  • Parágrafo único: No desenvolvimento de suas atividades, a CAFEB não fará qualquer discriminação de raça, cor, sexo ou religião.
  • Filie-se:(21) 2290-0147 ou 9890-2214 Wsap.

São Deveres do Associado:

    São deveres dos associados:

    I – cumprir as disposições estatutárias, regimentais, regulamentos expedidos e resoluções da Diretoria e das Assembléias Gerais;

    II – cumprir os preceitos do Código de Ética Profissional;

    III – acatar as determinações da Diretoria;

    IV – comparecer às Assembléias Gerais;

    V – efetuar pontualmente as anuidades, contribuições e taxas a que estiverem sujeitos.

    Parágrafo único. Havendo justa causa, o associado poderá ser demitido ou excluído da CAFEB por decisão da diretoria, após o exercício do direito de defesa. Da decisão caberá recurso à assembléia geral.

A Mulher Capelã
Queremos destacar o papel da mulher capelã em meio a sociedade moderna, num contexto sócio cultural, visando uma assistência religiosa prestada por ministros religiosos com a garantida da lei em entidades civis e militares de internação coletiva como dispositivo previsto na Constituição Brasileira de 1988 (CF art. 5º, VII).
Capelania não é um atividade restrita aos homens, tendo em vista que o papel da mulher nesta sociedade cada vez mais exige um posicionamento da mulher na busca de igualdade em ações de cidadania.
Capelania Militar Evangélica
O primeiro pastor protestante a servir os militares brasileiros foi o alemão Luterano Friedrich Christian Klingelhöffer, fundador da Igreja Evangélica Alemã do Campo Bom, Rio Grande do Sul, em 1828. Dez anos depois Klingelhoeffer morreu atuando em uma batalha na Revolução Farroupilha. A Capelania Militar Evangélica foi organizada pela extinta Confederação Evangélica do Brasil em conjunto com o governo Brasileiro, para assistir os militares protestantes.
O primeiro capelão evangélico do Brasil foi o pastor batista João Filson Soren (1908-2002), atuando na Segunda Guerra Mundial, servindo a Força Expedicionária Brasileira (FEB) entre 1944 e 1945 recebendo mais de dez condecorações militares, inclusive a Cruz de Combate de 1ª Classe, a mais alta honraria do Exército.